README.md 3.03 KB
Newer Older
ppa19's avatar
ppa19 committed
1
# Conversor de Dados ADEGA
2
Conversor de dados de planilhas da UFPR (como o SIE) para a entrada do ADEGA
3
***
4 5 6 7

Para utilizar o conversor basta executar o comando:

```bash
tsv19's avatar
tsv19 committed
8
$ python3 conversor.py --input diretorio_das_planilhas/ --output diretorio_saida --output_fname nome_arquivo_saida.csv
9 10
```

11 12 13 14 15
Os principais argumentos do programa `conversor.py` estão listados a seguir:

- O argumento `--type_input` (***opcional***) especifica o tipo de dados presente no diretório do argumento `--input`. Atualmente apenas o tipo "SIE" está disponível e já é o valor padrão para esse argumento.

- O argumento `--input` pede o caminho para o diretório onde os arquivos originais estão contidos. No caso do argumento `--type_input` seja SIE, o diretório deve conter dois arquivos: `historico.xls` e `matricula.xls`.
16

17
- O argumento `--output` pede o nome do diretório onde a planilha convertida para 
18
o padrão adega deve ser guardada.
tsv19's avatar
tsv19 committed
19

20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41
- O argumento `--output_fname` nomeia o arquivo de acordo com o especificado pelo usuário.


## Convertendo relatórios do sistema SIE
No sistema SIE existem dois relatórios. Esses relatórios são planilhas no formato *xls* necessários para as análises do projeto ADEGA. Você deve inserir esses relatórios no diretório de ``input`` do programa ``conversor.py``.


Os relatórios devem seguir as seguintes especificações:

- Relatório "**historico.xls**"
    - **Descrição**: Contém as informações referentes às matrículas dos alunos em disciplinas e seus resultados.
    - **Colunas**: ID_PESSOA; NOME_PESSOA; ID_ALUNO; MATR_ALUNO; NUM_VERSAO; NOME_CURSO;COD_CURSO; ID_VERSAO_CURSO; ANO; COD_ATIV_CURRIC; NOME_ATIV_CURRIC; CREDITOS; MEDIA_FINAL; DESCR_SITUACAO; PERIODO; ID_CURSO_ALUNO; SITUACAO_ITEM; CH_TEORICA; CH_PRATICA; TOTAL_CARGA_HORA; FORMA_INGRESSO; ANO_INGRESSO; FORMA_EVASÃO; ANO_EVASÃO; SEXO.
    - **Observação**: Nesse relatório talvez seja possível selecionar alunos pela forma de evasão, por exemplo só gerar relatório dos alunos com forma de evasão formado, para o sistema ADEGA quanto mais seleção de forma de evasão melhor é, pois aumenta a quantidade de alunos e as analises ficam mais precisas.
    - **Possível código no SIE**: 11.02.05.99.18
- Relatório "**matricula.xls**"
    - **Descrição**: Contém informações das matrículas de cada aluno no curso
    - **Colunas**: ID_PESSOA; NOME_PESSOA; SEXO; DT_NASCIMENTO; FORMA_INGRESSO; FORMA_EVASAO; COD_CURSO; NOME_UNIDADE; MATR_ALUNO; NUM_VERSAO; PERIODO_INGRESSO; DT_EVASAO; PERIODO_EVASAO.
    - **Possível código no SIE**: 11.02.04.99.43

É possível que o SIE altere o código de algum relatório, o que não é necessariamente um problema. O que importa são as colunas com os nomes que especificamos. Caso o código tenha mudado por favor envie um email para a lista de desenvolvimento adega_dev@googlegroups.com com o novo código para podemos atualizar esta página.

Nós adotamos o formato xls para os relatório por causa de problemas com o csv e colunas de notas média. Portanto todos relatórios devem ser enviados com o formato *xls*.