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Localização de tabelas e referência para exercício

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......@@ -31,8 +31,8 @@ programa é parecida com a apresentada anteriormente.
\section{Variáveis}
Uma variável é uma localização para armazenagem de dados na memória do computador.
Quando o nome de uma variável aparece em um programa ele
Uma variável é uma localização para armazenagem de dados na memória do computador.
Quando o nome de uma variável aparece em um programa ele
está se referindo, na verdade, aos dados armazenados
nessa localização.
......@@ -76,7 +76,7 @@ As variáveis da linguagem C enquadram-se em uma das seguintes categorias:
\item[com sinal] que podem conter valores positivos ou negativos;
\item[sem sinal] que só podem assumir valores positivos.
\end{description}
Operações matemáticas entre variáveis inteiras são, normalmente, muito rápidas.
\item[Variáveis de Ponto Flutuante] que contém valores com uma parte fracional (ou seja, números reais).
......@@ -84,22 +84,22 @@ As variáveis da linguagem C enquadram-se em uma das seguintes categorias:
No geral, as operações matemáticas são mais lentas para este tipo de variável.
\end{description}
\begin{table}
\begin{table}[h!]
\scriptsize
\begin{tabular}{|p{4cm}|l|l|l|} \hline
Tipo de Variável & Palavra Chave & Bytes & Valores Válidos \\ \hline
Caracteres
Caracteres
& char & 1 & -128 a 127 \\ \hline
Números inteiros curtos
Números inteiros curtos
& short & 2 & -32.768 a 32.767 \\ \hline
Números inteiros
Números inteiros
& int & 4 & -2.147.483.648 a 2.147.483.647 \\ \hline
Caracteres não sinalizados
Caracteres não sinalizados
& unsigned char & 1 & 0 a 255 \\ \hline
Números inteiros curtos sem sinal
Números inteiros curtos sem sinal
& unsigned short & 2 & 0 a 65.535 \\ \hline
Números inteiros sem sinal
Números inteiros sem sinal
& unsigned long & 4 & 0 a 4.294.967.295 \\ \hline
Número de ponto flutuante com precisão simples
& float & 4 & 1,2E-38 a 3,4E38 \\ \hline
......@@ -111,7 +111,7 @@ No geral, as operações matemáticas são mais lentas para este tipo de variáv
\subsection{Declaração/Inicialização}
Antes de poder ser usada por um programa, uma variável deve ser declarada.
Antes de poder ser usada por um programa, uma variável deve ser declarada.
A declaração de uma variável informa ao compilador o nome e o tipo de uma variável e,
opcionalmente, inicializa a variável com um determinado valor.
......@@ -132,25 +132,25 @@ float percent=15.3;
\end{lstlisting}
De acordo com o local no programa onde as variáveis são declaradas, elas se classificam em variáveis
globais, se declaradas fora de qualquer função, e variáveis locais, se declaradas dentro de uma função.
As variáveis globais são válidas em qualquer parte do programa e as
globais, se declaradas fora de qualquer função, e variáveis locais, se declaradas dentro de uma função.
As variáveis globais são válidas em qualquer parte do programa e as
variáveis locais apenas dentro do bloco em que foram declaradas.
\section{Constantes}
Uma constante, da mesma forma que uma variável,
é uma localização usada pelo programa para armazenar dados.
Ao contrário da variável, porém,
Uma constante, da mesma forma que uma variável,
é uma localização usada pelo programa para armazenar dados.
Ao contrário da variável, porém,
o valor armazenado em uma constante não pode ser
alterado durante a execução do programa.
alterado durante a execução do programa.
A linguagem C possui dois tipos de constantes: literais e simbólicas.
\subsection{Literais}
Constantes literais são os valores digitados diretamente no código-fonte do programa.
Constantes literais são os valores digitados diretamente no código-fonte do programa.
Segue alguns exemplos de constantes literais:
\begin{lstlisting}
......@@ -173,7 +173,7 @@ ela é definida. Por exemplo:
\lstinputlisting{exemplos/constantes.c}
A saída será:
A saída será:
\begin{verbatim}
O perimetro da circunferencia de raio 5 é 31.4159.
......@@ -182,10 +182,10 @@ O perimetro da circunferencia de raio 5 é 31.4159.
\subsection{Incluindo bibliotecas}
Uma biblioteca é uma coleção de declarações de funções e constantes,
Uma biblioteca é uma coleção de declarações de funções e constantes,
que pode ser incluída em um programa e que provê uma série de "comandos" novos.
Para incluir uma biblioteca é utilizado a diretiva
Para incluir uma biblioteca é utilizado a diretiva
\footnote{Diretivas de pré-processamento serão melhor detalhadas no capítulo ??.}
include.
......@@ -207,9 +207,9 @@ As sintaxes possíveis são:
\end{itemize}
As diretivas acima incluem
\footnote{Na realidade, normalmente é realizada a inclusão de um
header(cabeçalho) de uma biblioteca.
As diretivas acima incluem
\footnote{Na realidade, normalmente é realizada a inclusão de um
header(cabeçalho) de uma biblioteca.
Posteriormente este tópico será esclarecido.}
a biblioteca nomearq no programa.
......@@ -235,11 +235,11 @@ e) sexo ([M]asc/[F]em)
f) tamanho camisa (P/M/G)
2. Qual tipo deveria ser utilizado para uma variável booleana
2. Qual tipo deveria ser utilizado para uma variável booleana
\footnote{Variável que assume Verdadeiro ou Falso.}?
3. Qual a diferença de uma constante declarada através de DEFINE e uma constante declarada utilizando a palavra-chave const?
4. Faça um programa completo em C que declara todas as variáveis do exercício ??.
4. Faça um programa completo em C que declara todas as variáveis do exercício 1.
\end{document}
\ No newline at end of file
\end{document}
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