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Correção na referência cruzada

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parent 5ce2ef4a
......@@ -3,6 +3,7 @@
\begin{document}
\chapter{Alocação dinâmica de memória}
\label{cap:alocdin}
Toda e qualquer informação que um programa utiliza está localizada na memória. Mas para que um
programa possa utilizar uma área de memória para armazenar informação, é necessário que tal área seja
previamente alocada, ou seja, é necessário requisitar ao sistema operacional que reserve uma área de
......@@ -64,6 +65,7 @@ reserva a área requisitada (se possível) e devolve para o programa o endereço
de memória alocada. No programa, esse endereço pode ser armazenado em um ponteiro.
\section{sizeof}
\label{sec:sizeof}
Antes de apresentar as funções de manipulação de memória dinâmica, é importante descrever o operador
sizeof.
......
\documentclass[apostila.tex]{subfiles}
\usepackage{zref}
\zexternaldocument{alocacao_dinamica}
\begin{document}
\chapter{Arquivos}
Como não podia deixar de ser, a linguagem C possui uma série de funções que permitem
Como não podia deixar de ser, a linguagem C possui uma série de funções que permitem
que o programador possa manipular arquivos, seja para criá-los, ler ou escrever neles.
As funções descritas nesse capítulo utilizam ponteiros do tipo FILE* para manipular arquivos, seja
......@@ -39,7 +41,7 @@ stdio.h.
\hline fwrite() & Escreve um bloco de dados em um arquivo \\
\hline rewind() & Reposiciona o ponteiro de arquivo no começo do arquivo \\
\hline remove() & Apaga o arquivo \\
\hline
\hline
\end{tabular}
\caption{Funções mais usadas}\label{tab:mais_usada}
\end{table}
......@@ -85,7 +87,7 @@ arquivo. O segundo é uma string de formatos, listados na tabela \ref{tab:modo_a
\hline "r+t" & Abre um arquivo texto para leitura/escrita \\
\hline "w+t" & Cria um arquivo texto para leitura/escrita \\
\hline "a+t" & Acrescenta dados ou cria um arquivo texto para leitura/escrita \\
\hline
\hline
\end{tabular}
\caption{Modos de acesso a arquivo}\label{tab:modo_acesso}
\end{table}
......@@ -97,7 +99,7 @@ Exemplo:
FILE *fp; // fp e um ponteiro para arquivo
if ((fp=fopen("teste.txt", "w")) == NULL) {
// se não conseguiu criar arquivo ...
// se não conseguiu criar arquivo ...
puts ("Nao posso criar o arquivo!"n");
exit(1);
}
......@@ -281,7 +283,7 @@ Observe que para obter uma referência para uma determinada operação, pode ser
O parâmetro num bytes é o tamanho, em bytes, do dado passado como parâmetro para leitura em
buf.
Como já foi visto na seção ??, p.??, o operador sizeof é ideal para obtenção do tamanho de um dado.
Como já foi visto na seção \ref{sec:sizeof}, o operador sizeof é ideal para obtenção do tamanho de um dado.
O parâmetro count indica quantos dados do tamanho num bytes deverão ser lidos para a memória,
ou seja, count é ideal para a leitura de vetores a partir de uma arquivo.
......@@ -373,7 +375,7 @@ Observe que, através da função fseek, é possível posicionar a leitura/escri
\hline Começo do arquivo & SEEK\_SET & 0 \\
\hline Posição corrente & SEEK\_CUR & 1 \\
\hline Fim do arquivo & SEEK\_END & 2 \\
\hline
\hline
\end{tabular}
\caption{Constantes de posição}\label{tab:const_posi}
\end{table}
......@@ -382,7 +384,7 @@ Se a função fseek retornar zero, indica que houve sucesso na chamada à funç
diferente de zero indica uma falha.
\begin{lstlisting}
// ...
// ...
FILE *fp;
char ch;
......@@ -430,7 +432,7 @@ Por final, o programa deve requisitar que seja digitado o valor da soma\_correta
Depois de terminada a entrada de dados, o programa deverá armazenar a estrutura em um arquivo
chamado ``questoes.dat'' e perguntará ao usuário se deseja gravar mais questões.
2. Escreva um programa que vai ler o arquivo ``questoes.dat'' criado pelo programa do exercício anterior,
2. Escreva um programa que vai ler o arquivo ``questoes.dat'' criado pelo programa do exercício anterior,
e simplesmente irá imprimir o enunciado da questão, o texto das opções com seus respectivos
números e o valor da resposta.
......
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