O Pinsis:

O Projeto para Inovação de Sistemas de Informação e Saúde (PInSIS) é um projeto firmado entre o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) e o Ministério da Saúde. O objetivo do projeto é o monitoramento de equipamentos médicos.

A ideia básica é auxiliar no bom uso do recurso público aplicado pelo Ministério da Saúde na compra de equipamentos médicos. Para isso, é preciso monitorar se o equipamento entregue é instalado, está em operação e, principalmente, se está atendendo pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Software

Para alcançar o objetivo, a equipe do C3SL pretende criar um software que vai agir como agente de monitoramento. Na primeira fase do projeto os equipamentos monitorados serão os de radioterapia presentes no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. Informações enviadas pelo Hospital serão compiladas, transformadas e jogadas no software que será público.

Assim, dados como uso do equipamento, tempo de duração e quantidade de pacientes tratados com o equipamento monitorado serão passados para um portal online, com acesso livre.

Dessa maneira, é possível fazer um cruzamento de dados para identificar se a taxa dos pacientes tratados alcança o mínimo de 60% via SUS. Resposta a Sociedade Esse projeto atende a sociedade de duas maneiras: a primeira garantindo transparência e dando acesso público a investimentos em saúde.

E a segunda permitindo que o Ministério da Saúde monitore a utilização dos equipamentos através de dados exatos sobre a porcentagem de pacientes do SUS que utilizam o equipamento. Dessa forma é possível redirecionar recursos e melhorar o atendimento e bem estar do cidadão.

O Projeto

A parceria foi firmada em dezembro de 2016 e a equipe formada em maio de 2017. O projeto teve início em outubro desse ano, e é formado por 10 pessoas, 9 bolsistas do C3SL e o coordenador André Grégio.